Fonte de jardim: dicas para decorar seu jardim
Como fazer uma fonte de jardim sem gastar muito? O Cubo.casa te ensina!

Índice
Ter uma fonte no jardim é sinônimo de luxo e sofisticação em qualquer casa. Nesse post a equipe do Cubo Casa a te ensina a fazer esse lindo arranjo artístico em pouco tempo e sem gastar muito.
Em primeiro lugar, você precisa ter um planejamento: tamanho, espaço e como ela deverá ser. Lembre-se que esse espaço deverá estar próximo a uma fonte de energia, tomada, para que a bomba seja alimentada.
Diante desse pequeno planejamento, você deverá adquirir os materiais necessários para compô-la: Uma bomba d’água, um reservatório de água e a decoração escolhida.
A decoração escolhida para a fonte

Sua fonte ou chafariz deverá corresponder ao seu gosto pessoal – nas lojas de jardinagem e paisagismo é possível encontrar, além de elementos naturais como pedras e plantas exóticas, estátuas e obras de arte inspiradas nos períodos clássico e neoclássico.
Você poderá gostar de modelos mais realistas, tal como o jardim japonês, simulando fontes, rios e cascatas em meio à plantas e pedras – o que garante um ambiente ameno, propício à visita de pássaros.
Caso opte por um modelo mais ocidental, europeu, procure focar em monumentos esculpidos em pedra, pisos de pedra fazendo pequenos caminhos e muitas flores e pequenos arbustos.
Reservatório
Pode ser qualquer tipo de reservatório no qual a água seja depositada e armazenada, tal como uma pequena caixa impermeável. Você pode também forrar com plástico um reservatório cavado direto na terra, mas há o risco de se romper pouco tempo depois.
Se este reservatório ficar acima do chão, melhor que seja parte da decoração, tal como um vaso grande ou lago, porém é necessário que ele segure a água para que ela seja bombeada.
Bomba d’água
As bombas d’água podem ser adquiridas nas lojas de materiais de construção e jardinagem. Você vai precisar de uma bomba com força suficiente para bombear a água para a cabeceira da fonte – a potência deverá ser medida em litros por segundo.
A capacidade da bomba dependerá muito do tamanho de seu projeto, portanto, antes de comprar, consulte alguém que tenha conhecimento sobre bombas.
Tubulação
Os tubos tem a função de levar a água do reservatório até a cabeceira da fonte – é quando a magia acontece!
Atualmente, grande parte das bombas d’água já vem com tubulação e ao comprar você deverá solicitar que o modelo escolhido seja assim.
Entretanto, caso opte por reaproveitar uma bomba d´água para o projeto, você precisará de tubos de borracha são mais práticos para manusear.
Decoração. Os elementos decorativos, como pedras de rios ou cabeceiras desenhadas, dependerão inteiramente do seu projeto. Se a cabeceira escolhida não possuir um furo, provavelmente será preciso fazer um.
Montando a sua fonte

Cave um buraco com profundidade para que possa receber o reservatório de água inteiro. Para melhor drenagem do reservatório, deixe uma camada de 5cm de cascalho. Para que o fio condutor de energia fique discretamente colocado, você deverá cavar uma cova por onde ele passará, por dentro do conduíte.
Antes de colocar água no reservatório, instale a bomba e verifique se a tubulação e todos os conectores elétricos estão instalados e funcionando corretamente.
Encha a fonte com água limpa em quantidade suficiente para que a bomba d’água fique totalmente submersa e continue submersa enquanto estiver em operação, fazendo com que a água circule pela cabeceira da fonte.
Com tudo funcionando, é hora de decorar sua fonte de jardim. A bomba d’água deve ficar acessível para ajustes, reparos e limpeza, por isso, você deve deixar uma abertura para essa finalidade.
Ao ligar a bomba d’água, você deverá ajustar a pressão e organizar os elementos decorativos da fonte. O objetivo é que a água retorne ao reservatório. Vá organizando os elementos de maneira que não impeçam o caminho da água.
Dicas importantes:
- Não deixe que a água do reservatório acabe para não danificar a bomba e nem iniciar um incêndio.
- Ligue sua fonte várias vezes por semana para que ela não se transforme em um berçário de mosquitos.
- Se precisar passar o fio por áreas gramadas por onde o cortador de gramas precisa passar, enterre-o. Se o fio ficar exposto,
faça com que fique longe do alcance de qualquer cortador. - Use somente fontes que sejam próprias para trabalhar embaixo d’água e para uso externo.
- Se precisar usar uma extensão, verifique se ela é própria para o uso externo e compatível com a bomba que você está usando.
Gostou deste post? Acompanhe o blog do Cubo Casa para mais conteúdos sobre segurança residencial, decoração, jardinagem, automação residencial, arquitetura e dicas para sua casa.
Já conhece o Cubo? O Cubo é um passa volumes inteligente e caixa de correspondência. Com ele é possível receber encomendas mesmo estando fora de casa.