Como combinar um pomar na arquitetura de sua casa
Hoje a gente vai te ensinar como elaborar um bonito pomar de jardim

Índice
Um pomar, pomeiro ou verede é um terreno onde são plantadas árvores frutíferas, muito comuns em sítios ou fazendas. Porém, você também pode ter um pomar em casa e desfrutar de frutas orgânicas e frescas no conforto de seu lar.
Mas como combinar um pomar na arqutitetura de sua casa: simples, através de um projeto que integre sua casa à uma área verde, na qual você possa desenvolver soluções sustentáveis que conciliem seu cotidiano e a manutenção periódica das árvores frutíferas que você escolher.
Um pomar não precisa ser muito grande, entretanto, observe o tamanho de seu terreno e procure escolher frutíferas que sejam próprias de sua região. Além disso, procure dar um espaçamento de aproximadamente um metro entre elas, para que possam se desenvolver e ficarem frondosas.
Além da necessidade de consumir frutas saudáveis, as árvores frutíferas proporcionam maior bem-estar, tranquilidade, sombra, regulação térmica e visita de pássaros e animais silvestres.

Prepare o terreno para pomar
O terreno ideal para um pomar deve estar plano ou levemente inclinado, solo profundo e bem drenado. Antes de plantar sua frutífera, limpe o terreno retirando pedras, entulhos e raízes de plantas.
Caso haja formigueiros ou cupinzeiros, procure, inicialmente, eliminar as colônias com defensivos orgânicos.
Observe se há água potável para irrigação, se o solo é rico em matéria orgânica e se recebe insolação diária durante boa parte do ano.
Para primeira adubação, caso não tenha como contratar um engenheiro ou técnico agrônomo para uma análise de solo, considere o uso do composto NPK – fertilizante que contém nitrogênio, fósforo e potássio com suas respectivas concentrações (geralmente 10/10/10), expressas em porcentagem de nitrogênio (elementar), pentóxido de fósforo e óxido de potássio e encontradas no adubo sob a forma de sais alcalinos e/ou alcalinoterrosos.
Árvores para pomar

Escolha as árvores frutíferas mais adequadas ao tipo de solo e região: abacateiro, mangueira, amoreira, goiabeira e bananeira são espécies comuns de serem plantadas no ambiente urbano.
Árvores menores, como de limão, acerola, pitanga, romã, jabuticaba e mexerica, são indicadas para quem não tem muito espaço de terra em casa.
Trepadeiras, como maracujá e uva, devem ficar limpas até a altura da estrutura que dá sustentação.
Sol e água são indispensáveis para o pomar
A luz solar e água são indispensáveis para a geração de fotossíntese – Segundo informações obtidas no site da Fiocruz, o processo da fotossíntese se dá da seguinte forma:
”A água e os sais minerais são retirados do solo através da raiz da planta e chega até as folhas pelo caule em forma de seiva (seiva bruta). A luz do sol, por sua vez também é absorvida pela folha, através da clorofila, substância que dá a coloração verde das folhas.
A clorofila e a energia solar transformam os outros ingredientes em glicose. Essa substância é conduzida ao longo dos canais existentes na planta para todas as partes do vegetal. Ela utiliza parte desse alimento para viver e crescer; a outra parte fica armazenada na raiz, caule e sementes, sob a forma de amido”.
Por essa razão, não se esqueça de irrigar suas árvores frutíferas diariamente, sempre observando as condições climáticas, o ciclo de chuvas de sua região e a umidade do solo – afinal, água demais mata planta.
Adubos orgânicos produzidos em casa
Você sabia que é possível fazer adubo orgânico em casa? A compostagem é um processo natural de decomposição da matéria orgânica de origem animal ou vegetal e tudo que você precisa é de um espaço no terreno para alocar um balde grande, fechado onde você depositará seu lixo orgânico restos, cascas de ovos, frutas, legumes e verduras, raízes e capim seco, folhas secas e restos de podas, serragem de madeira, jornais, papelão, saquinho de chá e pó de café com coador de papel. A partir da degradação da matéria orgânica, os organismos obtêm o carbono e os demais nutrientes minerais, necessários para a sua sobrevivência. Sim, acredite, tudo isso pode ser transformado em um adubo, rico em nutrientes, para suas frutas crescerem saborosas e saudáveis.
Além de reduzir a quantidade de lixo nos lixões e ruas da cidade, você enriquece o solo do seu quintal e ajuda na preservação do meio ambiente!
Invista em ferramentas de jardinagem
Plantio, manejo, remoção, podas, revolver a terra para oxigenar… todas essas ações são necessárias e você precisará de ter ferramentas apropriadas para essas ações. Ancinho, sacho, pá, machado, tesoura de poda, terçado, pulverizador e mangueira – você encontra esses equipamentos em lojas de materiais de construção, hortos e lojas de jardinagem.

Gostou deste post? Acompanhe o blog do Cubo Casa para mais conteúdos sobre segurança residencial, decoração, jardinagem, automação residencial, arquitetura e dicas para sua casa.
Já conhece o Cubo? O Cubo é um passa volumes inteligente e caixa de correspondência. Com ele é possível receber encomendas mesmo estando fora de casa.