Amazon Alexa vs Google Assistente: qual alto-falante inteligente é melhor?
Alexa e Google Assistente são dois dos principais assistentes de voz existentes. Veja como os alto-falantes inteligentes se comparam.
Índice
O Amazon Echo e o Google Nest (anteriormente Google Home) não são apenas alto-falantes, são plataformas. Embora o hardware físico não seja atualizado com muita frequência, os serviços que os alimentam – Alexa e Google Assistente – estão em constante mudança. Um alto- falante inteligente geralmente é uma porta de entrada para um ecossistema de assistente de voz. Quando você escolhe um Echo ou um Nest, está escolhendo um lado – habilitar sua casa por voz com Alexa ou Google Assistente.
Mas qual alto-falante inteligente é ideal para você? Vamos detalhar os aspectos mais importantes para ajudá-lo a decidir.
Alexa vs. Google Assistente
Tanto o Amazon Alexa quanto o Google Assistant se tornaram excelentes assistentes de voz e agora funcionam muito semelhantes entre si. Qualquer um dos assistentes pode responder a perguntas, controlar dispositivos domésticos inteligentes e até mesmo verificar sua agenda e e-mail (a menos que você use o G Suite para sua agenda de trabalho e e-mail; o Google Assistant ainda não funciona com ele).
O Amazon Alexa tem uma vantagem com a funcionalidade de terceiros, graças a milhares de habilidades diferentes que podem fazer tudo, desde pedir pizza até ler uma história de ninar. Ele tende a exigir uma sintaxe muito específica, especialmente ao ativar e usar a maioria dessas habilidades. Isso torna o Alexa um pouco difícil de conversar, a menos que você se acostume a formular solicitações como o Alexa deseja recebê-los.
O Google Assistant não possui tantos plug-ins de terceiros, mas é muito mais fácil conversar. Ele pode entender diferentes solicitações com mais facilidade do que o Alexa, e isso é muito atraente.
Alexa se apoia fortemente na Wikipedia para consultas de conhecimento geral, enquanto a pesquisa do Google é mais abrangente. Uma área que o Alexa supera o Google, previsivelmente, são as consultas relacionadas a compras – o Alexa realmente quer ajudá-lo a comprar coisas da Amazon.
Ambos podem fazer coisas como soletrar palavras, definir cronômetros e ler as notícias. O Google Assistant é mais conversacional: muitas vezes lembrará do que você estava falando ou permitirá que você carregue ideias ao longo de uma conversa. Por exemplo, se você perguntar: “Quem foi o ator principal em Taken ?”, você pode responder: “Em quais outros filmes ele participou?”
O Echo tem várias opções de palavra de ativação, mas apenas uma voz feminina. Você pode alertá-lo com “Alexa”, “Amazon”, “Echo” ou “Computador”. O Google Home tem apenas uma opção de palavra de ativação, “Hey Google”, mas tem vozes masculinas e femininas.
Qual alto-falante inteligente ficará melhor em sua casa?
Se você tem uma decoração clara ou escura, qualquer linha de alto-falante terá algo complementar. O Echo e o Echo Dot estão disponíveis nas versões preto, azul ou branco; o Nest Audio vem em preto, azul, verde, salmão ou branco, enquanto o Nest Mini tem modelos preto, azul, salmão e branco.
O Echo Studio maior é o mais limitado em termos de estilo. O alto-falante inteligente em forma de barril vem apenas em preto acinzentado.
Como os alto-falantes inteligentes soam?
O Google Home Max descontinuado era facilmente o alto-falante inteligente mais alto do mercado, mas não está mais disponível. Agora, o Echo Studio é de longe o mais forte em termos de qualidade de som, com áudio poderoso e a capacidade de preencher uma sala com som direcional graças aos seus drivers angulares.
Para os modelos de médio porte, o Echo e o Nest Audio soam semelhantes, geralmente com boa qualidade de áudio que pode preencher facilmente uma sala. O Nest Audio carece de um pouco de graves, enquanto o Echo não possui muita finesse de agudos, mas ambos ainda oferecem som de alta qualidade, considerando seu tamanho e preço.
Descendo desses modelos, o Echo Dot tem uma vantagem sobre o Nest Mini, que possui graves e médios bastante fracos. É claro que esses alto-falantes menores são muito mais adequados para mesinhas de cabeceira e mesas do que como o principal dispositivo de áudio de uma sala.
Ambas as plataformas suportam iHeartRadio, Pandora, Spotify e TuneIn. O Echo também suporta o Amazon Music, enquanto os Nests possuem o YouTube Music. Claro, você também pode conectar seu telefone a qualquer um desses alto-falantes via Bluetooth e transmitir o que quiser diretamente.
Integração de Casa Inteligente
A lacuna da marca de casa inteligente entre o Alexa e o Google Assistant foi fechada, e quase todos os principais fabricantes de dispositivos domésticos inteligentes de terceiros trabalham com ambos. No entanto, Blink e Ring são de propriedade da Amazon, portanto, seus dispositivos funcionam apenas com Alexa. Embora o Nest seja de propriedade do Google, os termostatos e câmeras Nest ainda funcionam com o Alexa.
Tanto o Alexa quanto o Google Assistente permitem combinar seus dispositivos em salas, para que você possa dizer comandos como “acende as luzes da sala de estar”. Ambos também suportam rotinas, que permitem combinar várias ações em um comando.
Os alto-falantes Echo e Nest se conectam às TVs usando seus bastões de streaming associados. Se você comprar um Chromecast ou um Fire TV Stick , poderá instruí-los a abrir o Hulu ou reproduzir um programa. Várias TVs inteligentes, incluindo modelos da Roku, podem ser configuradas para serem controladas diretamente por qualquer assistente de voz.
O melhor alto-falante inteligente
Ambos os assistentes de voz estão lado a lado, embora achemos que o Google Assistente tem uma ligeira vantagem graças ao seu melhor reconhecimento de linguagem natural. Ele não possui o número de habilidades de terceiros que o Alexa possui, mas ainda é robusto e fácil de conversar.
Para áudio puro, a Amazon possui um som superior com suas opções de alto-falante maiores e menores, pois o Echo Dot soa melhor que o Nest Mini, e o Echo Studio não tem mais concorrência do Google na forma do Home Max. Os alto-falantes de médio porte, o Echo e o Nest Audio, são semelhantes o suficiente para colocá-los em pé de igualdade.
O melhor alto-falante inteligente para você depende, em última análise, do que você planeja usá-lo. Se você deseja um assistente de voz fácil de conversar, um alto-falante Nest será melhor. Se você deseja a melhor qualidade de som, escolha um Echo. E, claro, todos os dispositivos domésticos inteligentes que você já usa devem ser levados em consideração na sua decisão.
Gostou deste post? Acompanhe o blog do Cubo Casa para mais conteúdos sobre segurança residencial, automação residencial, arquitetura e dicas para sua casa.
Já conhece o Cubo Duo? O Cubo é uma caixa de correio inteligente que é possível receber sua encomenda mesmo estando fora de casa.