Reforma elétrica: Por que é tão importante fazer em casa?
Você sabia que cuidar das instalações elétricas da sua casa é uma questão de segurança e de economia? A má-conservação dos fios pode gerar prejuízos como desperdício de energia resultante do superaquecimento da fiação e até mesmo incêndios! Confira a matéria completa!
Índice
Você sabia que a reforma elétrica é um dos itens mais importantes numa casa? Isso porque, além de representar a segurança da casa, a fiação elétrica deficiente pode influenciar no gasto de energia elétrica.
O ideal é fazer a revisão da rede elétrica a cada cinco anos e à cada 15 anos trocar toda a fiação e conduítes por medida de segurança.
Instalações mal feitas, além de perigosas, podem aumentar o consumo através do superaquecimento da fiação.
E isso pode ser um problemão no curto prazo: nunca sabemos quando ocorrerá uma sobrecarga de energia, que poderá causar um curto circuito, ocasionando em perdas irreversíveis.
Nesse post você verá porque a reforma elétrica de uma casa é tão importante!
Valorização do imóvel
Uma das maiores vantagens em se fazer a reforma da rede elétrica de uma casa é a valorização do imóvel. Uma casa segura tem muito mais chances de revenda, além disso, os custos com seguro residencial saem bem mais em conta.
Redes elétricas acabam ficando defasadas com o passar do tempo
Com o passar dos anos, as redes elétricas ficam defasadas: conduítes e fios se deterioram. Quanto mais antigas as casas, mais urgente é será a necessidade de reforma da rede elétrica. As casas de hoje em dia possuem muito mais equipamentos movidos à energia elétrica e, por isso, convém a troca da fiação, reforçando as estruturas e provavelmente aumentando a capacidade de transmissão de energia elétrica.
Choques, curtos-circuitos e até incêndios
A rede elétrica danificada provoca pequenos choques e curto circuitos: se ocorrerem com frequência melhor verificar. Muito provavelmente incorrerá em superaquecimento dos equipamentos e até mesmo a sobrecarga – fazendo com que os aparelhos deixem de funcionar.
O risco maior é o risco de incêndio – muitos imóveis com a rede elétrica danificada, ao receberem sobrecarga de energia devido às oscilações da rede central podem causar incêndios de tiver com algum ponto de fuga vulnerável. O melhor é não arriscar e promover a reforma elétrica um quanto antes.
Muita atenção se você perceber alguns desses sintomas em sua casa:
- Cheiro de queimado e fios descascados – se os fios da casa estiverem descascados, amassados ou em estado de corrosão é um claro sinal de que devem ser substituídos;
- Temperatura elevada – Superaquecimento é sinal de saturação dos fios e sobrecarga de energia – contrate um técnico em eletricidade e faça um projeto de reforma elétrica um quanto antes!
- Oscilação constante na rede elétrica e disjuntores desarmando com frequência – outro sinal de sobrecarga de energia é a queima de fusíveis ou os disjuntores desarmando com frequência.
- Choques em tomadas e disjuntores próximos de pias e torneiras – Alto risco de choques e curto circuitos. Ao entrarem em contato com a água, aparelhos eletrônicos podem sofrer uma pane elétrica e dar um choque na pessoa que estiver usando os equipamentos – o que pode ser letal, em alguns casos.
Algumas dicas importantes para otimizar o consumo de energia elétrica e evitar desperdício:
- Ao viajar e ninguém estiver em casa, desligue os aparelhos das tomadas;
- Evite deixar cortinas ou tapetes perto dos fios elétricos.
Lembre-se que toda inovação tecnológica depende de uma rede elétrica residencial forte e que esteja segura para não haver danos aos equipamentos. Por isso, não deixe de fazer os reparos elétricos periódicos. A segurança deve estar em primeiro lugar!
Gostou deste post? Acompanhe o blog do Cubo Casa para mais conteúdos sobre segurança residencial, automação residencial, arquitetura e dicas para sua casa.
Já conhece o Cubo Duo? O Cubo é uma caixa de correio inteligente que é possível receber sua encomenda mesmo estando fora de casa.